Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 03 de abril de 2025

08/11/2010 - 09h27min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Resultados das Urnas

Terminadas as eleições, ficam as mensagens do povo brasileiro, traduzidas nos resultados das urnas. As propostas foram apresentadas nas diversas plataformas de comunicação durante um tempão. Ninguém pode se queixar de que não ficou sabendo das propostas, das denúncias ou do que quer que seja em relação aos candidatos. Agora, não adianta se fazer de sonso.

Presidenta e Aprovação

Do contexto, destaque para a primeira presidenta eleita do Brasil, Dilma Rousseff (PT). Podemos dizer presidente ou presidenta. Eu escolhi dizer presidenta. Não estamos acostumados a falar “presidenta”, mas é uma questão de costume apenas.

A Dilma é indicação do Presidente Lula, que, segundo as últimas pesquisas, tem 83% de aprovação para o seu Governo. Isso quer dizer que quase todos os brasileiros apoiam o Governo Lula.

Na torcida, arrepiado

Agora, é torcer para que “a escolhida do homem” faça um bom governo. No entanto, já me arrepiei ao ouvir o discurso da volta da CPMF. As urnas não esfriaram e já estão falando em aumentar a carga tributária. Não tocaram no assunto na campanha. A desculpa de investir na Saúde é irritante, pois esse filme já passou e nós conhecemos o final. Pagamos impostos sem parar para recebermos em troca serviços públicos ruins. Mas não podemos reclamar, pois 83% da população está adorando isso.

Plic-plac com água benta

Está certo o Pompeo de Mattos, o Fogaça foi um cavalo cansado nesta campanha eleitoral. Eu respeito muito o Fogaça por tudo o que ele representa para a democracia brasileira, mas nesta campanha eleitoral foi nulo, como diria o Totó.

O Serra também foi um mornão. Fazendo uma comparação com comida, foi plic-plac com água benta. Não bateu nas fraquezas do Governo Lula, como a área da Saúde, por exemplo, que está virada num caos. Têm idosos sentados em cadeiras pelos corredores do Hospital de Clínicas e no Conceição, em Porto Alegre, à espera de leito desde que o Juventude era touca do Inter.

Sobre o Tiririca

Eu sinceramente não entendo por que esse frisson a respeito da eleição do Tiririca. Qual a diferença dele para Sarney, Renan Calheiros, Collor de Mello e Maluf? Me digam, qual a diferença?

Talvez a letra e a velocidade da leitura, mas “isso não quer dizer pescoço”, como diria uma amigo meu.

Tarso e Dilma

No Rio Grande do Sul, o Tarso Genro teve votação expressiva, mas a Dilma perdeu para o Serra. Isso significa que o estilo Tarso é mais aceito do que o de Dilma no RS. O mesmo aconteceu em Guaíba e Região.

Apesar das possíveis diferenças de estilo, o que conta de forma positiva para o Estado é que o governador e a presidenta são do mesmo partido. Pode funcionar. Pode.

Longe dos Cem Mil

Eu e as torcidas do Inter e do Grêmio, juntos, pensávamos que Guaíba possuía mais de cem mil habitantes e que isso seria revelado no Censo 2010. Nada disso; ficaremos pelos 95 mil depois do trabalho concluído. Se tivéssemos superado a marca de cem mil, os repasses para o Município seriam maiores.

Desta vez eu fui entrevistado pelo Censo, ao contrário de 2007.

Fábrica da Neugebauer

Representantes da empresa Neugebauer estiveram conversando com o prefeito Henrique Tavares na quinta-feira, dia 5. Querem um terreno no Distrito Industrial de Guaíba para construírem uma fábrica. Na segunda-feira, 8, haverá um encontro decisivo na Sedai, em Porto Alegre, para bater o martelo. Mais uma empresa interessada em se instalar na Aldeia.

Nesta edição, a Sedai publica edital anunciando que está solicitando licença ambiental para o Distrito Industrial de Guaíba. A coisa está andando. Vamos acompanhando e torcendo. Comemorar, só depois das fitas cortadas e das carteiras de trabalho dos guaibenses assinadas.

Efeito Delegado Novo

Vocês viram a empolgação do novo delegado Rodrigo Zucco? Ele assumiu como interino na DP de Guaíba, mas veio com tudo. O homem assumiu, reuniu as equipes de Guaíba e Eldorado do Sul e mostrou serviço. Sete prisões na Operação Limpeza Geral.

De cair os butiás do bolso!

Eu já me referi sobre o problema da burocracia para o atendimento do SAMU aqui na Coluna. Assim como já registrei a importância deste serviço, que já salvou muitas vidas. Mas fica difícil de aceitar o argumento de não poder levar as crianças queimadas na ambulância para o hospital em Porto Alegre porque elas já tinham sido removidas do local do incêndio para o PA. Eu só acreditei nesta barbaridade porque o vice-prefeito fez a declaração na imprensa.

Imaginei a situação das pessoas pedindo ajuda, desesperadas, para levar as crianças queimadas, em carne viva, para Porto Alegre, e os atendentes, lendo a “letra C” da Cartilha do SAMU, onde consta que não podem levar pacientes já removidos do local do acidente. Segundo o vice-prefeito e coordenador da Defesa Civil de Guaíba, Marcelo Reinaldo, o atendimento somente aconteceu mediante ameaça de prisão por omissão de socorro. Mas a que ponto nós chegamos!

Está certo o Governo Municipal, isso não pode ficar assim, pois aconteceu em Guaíba e foi ratificado pela Central do SAMU em Porto Alegre. Se deixar passar, poderá acontecer de novo. É de cair os butiás do bolso!

Leandro André

[email protected]

Publicado em 6/11/10.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2025 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados