24/05/2021 - 14h27min
Nos últimos anos, percebe-se mudança significativa no sistema de trabalho com o avanço da tecnologia. Durante a pandemia da Covid-19, esta realidade registra uma aceleração importante em relação ao local onde são realizadas as atividades profissionais. A utilização de grandes escritórios vem sendo substituída pelo ambiente domiciliar. Isso interfere no mercado imobiliário, no sistema de transporte e em um conjunto de atividades no entorno dos centros administrativos.
O trabalho está cada vez mais conectado, híbrido, remoto e flexível. A maneira como vivemos e trabalhamos está mudando rapidamente. Muitas empresas já se organizaram, com seus colaboradores atuando de forma remota, oferecendo estruturas adequadas ao chamado home office (trabalho em casa). Profissionais liberais também estão aderindo ao novo modelo, que traz mais conforto, tranquilidade e tempo, considerando o fato de não precisarem perder horas diárias no trânsito, com o deslocamento de casa ao local de trabalho.
Grandes estruturas destinadas a reunir pessoas para desenvolver atividades de escritório estão ficando cada vez mais obsoletas. Espaços especiais nos lares passaram a fazer parte do cotidiano. E tudo indica que este modelo remoto irá permanecer mesmo após a pandemia, tendo em vista as vantagens econômicas, de agilidade e, principalmente, pelo bem-estar dos trabalhadores.
Nesta edição, a Gazeta Centro-Sul traz uma matéria especial a respeito dos espaços comerciais fechados em Guaíba durante a pandemia. Uma realidade que se repete em diversas cidades do mundo e que já vinha se desenhando nos últimos anos com o avanço da conectividade.
Escritórios deverão continuar existindo no meio empresarial, bem como o comércio presencial, tendo em vista que, assim como na vida social, o mundo dos negócios muitas vezes requer a experiência do contato direto. No entanto, está bastante claro que a mudança em relação à ocupação dos espaços comerciais já faz parte de uma característica que veio para ficar.
A nova cultura organizacional está posta, o que requer adaptação e planejamento a fim de harmonizar os ambientes de trabalho e da vida pessoal, bem como assegurar o bem-estar e a produtividade, conciliando tecnologia e humanização.
Publicado em 21/5/21.
Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco
Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados