12/04/2019 - 14h38min
A 1ª Reunião de Permacultura da Região Costa Doce foi realizada no dia 30 de março em Arambaré. No encontro, foram apresentados temas como: plantas alimentícias não convencionais; associativismo; cooperativismo e segurança alimentar; yoga e meditação; e plantas medicinais.
O evento aconteceu em um sítio no Interior do Município, onde foi oferecida alimentação saudável vegetariana e vegana aos participantes. No lanche da manhã, foi oferecido pão de ora-pro-nóbis e patê de ricota com manjericão.
A Secretaria Municipal da Saúde de Camaquã esteve representada pela coordenadora do programa de plantas medicinais e fitoterápicos, Cátia Menezes. A coordenadora apresentou as atividades realizadas no Município de Camaquã. Após a apresentação foram distribuídas mudas da Farmácia Verde, livreto informativo e educativo e saquinhos de chá desidratado.
O tema de plantas medicinais teve grande participação dos presentes (mais de 40 pessoas), os quais tinham muitas dúvidas quanto ao uso correto das plantas como prevenção em saúde.
A Permacultura foi desenvolvida na década de 1970 por Bill Mollison e David Holmgren na Tasmânia, como uma resposta ao sistema industrial e agrícola da época. Bill e David organizaram a agricultura ancestral, as habilidades, a sabedoria tradicional e a moderna, e criaram a palavra Permacultura, que tem como base a ecologia e é um instrumento utilizado para a criação de sistemas humanos sustentáveis, valorizando e unindo os seguintes pontos: conhecimento tradicional; agricultura ancestral; construções eficientes; equilíbrio (mental, físico e espiritual); diversidade; recursos naturais; e sustentabilidade.
Foto: DIVULGAÇÃO
Publicado em 13/4/2019.
Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco
Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados